quinta-feira, 5 de junho de 2014

E se eu não puder comer... glúten, leite, ovos?

Uma dúvida muito comum em pessoas que não podem consumir determinados alimentos é como fazer a substituição correta, sem que haja prejuízo à receita.
Nesse post abordaremos algumas formas de substituir o leite, os ovos e os cereais que contêm glúten nas receitas, para que dêem certo!

Para substituir os cereais que contêm glúten
O glúten é responsável por conferir estrutura e elasticidade em pães, massas e bolos e aparece naturalmente em cereais não industrializados: trigo, cevada, centeio, aveia, triticale. Para substituí-lo nas receitas utilize misturas prontas de farinha sem glúten e fermento, ou faça a sua, com arroz, amido de milho, farinha de fubá, fécula de batata, trigo-sarraceno, grão-de-bico, lentilhas, soja ou farinha de castanhas. A massa sem glúten pode ficar quebradiça, mas não coloque mais água. As farinhas de soja, grão-de-bico, lentilhas e a fécula de batata têm sabores marcantes. As mais leves são as de arroz, amido de milho, fubá e polvilho doce.
Uma combinação de farinhas indicada pela Associação dos Celíacos do Brasil (ACELBRA) para o preparo de bolos, tortas, panquecas é:
3 xícaras de farinha de arroz
1 xícara de fécula de batata
½ xícara de polvilho doce

Em massas e macarrão
Use outros alimentos ricos em carboidratos: arroz, fubá, batata, cará, mandioca, batata-doce

Como espessante
Use uma colher de sopa de amido de milho para engrossar 250 ml de líquido. Para sopas, junte arroz cozido, batatas cozidas em cubos ou pão e passe rapidamente pelo processador.

Para melhorar a textura e obter elasticidade nos produtos sem glúten, podem ser empresados alguns aditivos como a GOMA GUAR, a GOMA XANTANA e a carboximetilcelulose (CMC). Estes ingredientes são facilmente encontrados em lojas especializadas em produtos de patisserie e doces e também em lojas especializadas em produtos para pessoas com restrição alimentar.
A goma xantana é melhor empregada na elaboração de bolos, tortas e pães, assim como o CMC. Não é recomendado usar a goma guar em receitas muito ácidas e cítricas, pois pode perder suas qualidades.
As gomas podem ser adicionadas às farinhas antes de começar a preparação da receita. Também podem ser misturadas ao óleo antes de adicionar aos demais ingredientes para a dissolução adequada.
A proporção mais indicada para utilização é a de ½ a 2/3 de colher de chá para cada xícara de farinha empregada.

Para substituir ovos

Linhaça
Utilize uma colher de sobremesa de linhaça para substituir cada ovo. Bata as sementes de linhaça no liquidificador para moê-las; coloque em um recipiente de vidro e deixe hidratar com 2 colheres de sobremesa água, por no mínimo 10 minutos.  Use normalmente nas receitas.

Gel de linhaça
Cozinhe duas colheres de linhaça em meio copo de água. Coe ainda quente e utilize uma colher (sobremesa) de gel para cada ovo.

Banana
Uma banana pequena, ou meia banana grande amassada, funciona bem para dar liga, especialmente em receitas doces.

Amido de milho
Duas colheres de amido de milho diluídas em 2 colheres de água substituem 1 a dois ovos em receitas

Para substituir leite:
Utilize bebidas vegetais (de soja, de aveia, de arroz, de côco, de castanha, de avelã) ou sumo de frutas.

Para substituir creme de leite
Aveia: prepare um creme de aveia bem grosso, com 1 copo de água e 2 a 3 colheres de aveia. Se for em flocos, bata no liquidificador e coe.  Se for aveia em pó, basta misturar bem os ingredientes. Funciona nas receitas quando cozido ou levado ao fogo.
Inhame: bata no liquidificador 1 inhame médio em 1 copo de água; não coe. Dá textura cremosa quando cozido ou em receitas levadas ao fogo.
Farinha de arroz: duas colheres de farinha de arroz em 1 xícara de água, quando cozido, vira um creme que pode substituir o creme de leite tradicional.

Para substituir manteiga ou margarina
Utilize a mesma medida de óleo vegetal ou de creme vegetal de sua preferência, lembrando que as características sensoriais poderão ficar comprometidas, uma vez que os óleos vegetais darão texturas diferentes e os cremes vegetais possuem menos lipídeos em relação à manteiga.

Adaptado de:
Sherwood, A. Viva sem alergia. Publifolha – 2008. São Paulo - SP


Um comentário:

  1. A sucralose forma compostos tóxicos à temperaturas de 98 °C. Leia o artigo: https://www.nature.com/articles/srep09598#MOES. Sugiro que o risco seja advertido na matéria.

    ResponderExcluir

Você sabia que...

O Laboratório de Técnica Dietética da FSP-USP já voltou às suas atividades. Em breve postaremos as fotos para que você veja como está moderno e bonito o Laboratório!

Visitante número:

Desenvolvimento de sites