quinta-feira, 15 de maio de 2014

Saindo uma nova edição...direto do forno!

O tão conceituado e utilizado livro “Nutrição e Técnica Dietética”, da professora Sônia Tucunduva acaba de ser revisto e atualizado, resultando na 3ª edição, a qual já está disponível no site da editora: http://www.manole.com.br/nutricao-e-tecnica-dietetica-3a-edicao-pr-6268-183996.htm

 Abaixo, a resenha, na íntegra:
Nutrição e Técnica Dietética trata dos procedimentos empregados para tornar possível a utilização dos alimentos, satisfazendo os desejos sensoriais e conservando seus valores nutritivos. Para tanto, a obra traz o conhecimento científico sobre os alimentos naturais e industrializados, o modo adequado de prepará-los segundo técnicas básicas e a melhor forma de apresentá-los.
Aliando a formação de pesquisadora à sua experiência profissional, a autora aborda conceitos e objetivos da Técnica Dietética e os procedimentos gerais para a execução de um protocolo ou de uma receita cu­linária, apresentando as técnicas básicas do preparo de alimentos e agrupando-os por suas características físico-químicas, além de dedicar um ca­pítulo à culinária do Brasil e do mundo. Pela qualidade de seu conteúdo, que foi exaustivamente trabalhado, esta obra está destinada ao sucesso.

Sobre a autora: 
Sonia Tucunduva Philippi é docente e pesquisadora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora associada nível 3, com mestrado e doutorado pela USP. Bolsista produtividade de pesquisa do CNPq; líder do grupo de pesquisa sobre consumo alimentar de populações do Sistema Diretório dos grupos de pesquisa do Brasil CNPq; coordenadora da Coleção Guias de Nutrição e Alimentação da Editora Manole, autora de livros, de inúmeros capítulos de livros e do software VirtualNutriPlus-WEB. Orientou 36 mestrados e 10 doutorados. Criou a Clinut para atendimento nutricional à população no Centro de Saúde-Escola na Faculdade de Saúde Pública. Foi presidente da Associação Paulista de Nutrição, da diretoria da Asbran e do conselho consultivo da Sban. Atualmente é vice-presidente do Conselho Regional de Nutrição CRN3.

Sumário resumido:
Capítulo 1 – Técnica Dietética
Capítulo 2 – Metodologia para pesos e medidas
Capítulo 3 – Alimentos naturais, industrializados e preparações culinárias
Capítulo 4 – Técnicas básicas
Capítulo 5 –  Pirâmide alimentar, os grupos e as porções dos alimentos
Capítulo 6 – ­Cereais, massas e pães
Capítulo 7 – Verduras e legumes
Capítulo 8 – Frutas
Capítulo 9 – Leite, queijo e iogurte
Capítulo 10 – Carnes
Capítulo 11 – Ovos
Capítulo 12 – Leguminosas
Capítulo 13 – Óleos e gorduras
Capítulo 14 – Açúcares
Capítulo 15 – Caldos, molhos e sopas
Capítulo 16 – Essências, especiarias e ervas aromáticas
Capítulo 17 – Bebidas
Capítulo 18 – Culinária brasileira e internacional
Capítulo 19 – Inglês instrumental em Técnica Dietética



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você sabia que...

O Laboratório de Técnica Dietética da FSP-USP já voltou às suas atividades. Em breve postaremos as fotos para que você veja como está moderno e bonito o Laboratório!

Visitante número:

Desenvolvimento de sites