segunda-feira, 25 de novembro de 2013

É possível reduzir a densidade energética de uma preparação sem perder sua palatabilidade?



O recente trabalho científico publicado na revista Nutrition & Food Science, com autoria da pesquisadora Carolina Tavares e da profa Dra Maria Elisabeth Machado, responsável pelo Laboratório de Técnica Dietética da FSP/USP, avaliou a densidade energética de preparações servidas por um serviço de alimentação, desenvolveu e avaliou a aceitabilidade de preparações nas quais a densidade energética foi reduzida por substituição ou redução de gordura e açúcar.
Os autores observaram redução da densidade energética de 6% para 28% em preparações salgadas e 5% a 63% em preparações doces. Destaca-se que muitas preparações dependem de ingredientes com alta densidade energética para o seu sucesso e remover estes ingredientes podem reduzir a aceitação da preparação. É importante entender o papel de cada ingrediente em receitas como um todo, de modo a manter as características e palatabilidade das preparações.

O artigo intitulado Development and evaluation of preparations with low energy density for a food service pode ser obtido na íntegra pelo site da Revista:


Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você sabia que...

O Laboratório de Técnica Dietética da FSP-USP já voltou às suas atividades. Em breve postaremos as fotos para que você veja como está moderno e bonito o Laboratório!

Visitante número:

Desenvolvimento de sites