terça-feira, 12 de novembro de 2013

Curiosidades sobre óleos e gorduras



A principal propriedade dos óleos e gorduras nos alimentos é conferir sabor e cor. Conferem maciez e textura suave às preparações e tem a capacidade de proteger contra a umidade. Óleos e gorduras são constituídos por lipídios que no corpo humano são absorvidos no intestino, são componentes de membranas e tem função de facilitar a absorção de  vitaminas.  Podem ser classificados em categorias principais, entre elas ácido graxo e triacilgliceróis.
 Os triacilgliceróis são os lipídios dietéticos mais abundantes e constituem a forma de armazenamento de todo o excesso de nutrientes. Representam a maior reserva energética do organismo , perfazendo em média 20% do peso corpóreo. Como são compostos mais reduzidos que o carboidrato, sua oxidação representa rendimento maior (1 grama = 9kcal), devido a essa densidade energética, muitas vezes óleos e gorduras são utilizados nas refeições finalidade de enriquecer o valor calórico além de auxiliar no transporte e absorção de vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, D, E e K).
A decomposição de óleos e gorduras se dá geralmente pela rancificação que é a oxidação e hidrólise dos triacilglicerois em ácidos graxos causada pela ação da luz, calor e umidade. Quando ocorre a rancificação há liberação de água e odor desagradável (efeito dos ácido butírico e caproico, voláteis), além da inativação das vitaminas lipossolúveis presentes no alimento.

Fontes:
 
Benetti, GB. et al. Manual de técnicas dietéticas. Ed Yendis. 1º ed. São Paulo, 2013

Marzzoco, A. Torres, BB. Bioquímica básica. Guanabara Koogan. 3º ed. São Paulo, 2013

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você sabia que...

O Laboratório de Técnica Dietética da FSP-USP já voltou às suas atividades. Em breve postaremos as fotos para que você veja como está moderno e bonito o Laboratório!

Visitante número:

Desenvolvimento de sites